Gripe Suina - Mascaras - Respiradores

O CDC - Centro de Controle de Doenças dos EUA, e a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem publicado e atualizado regularmente as informações sobre os processos de controle e infecção da gripe suína. Para maiores informações e eventuais atualizações, consulte as páginas do CDC e da OMS na internet:

http://www.cdc.gov/swineflu/general_info.htm


http://www.who.int/csr/disease/swineflu/en/index.html


Abaixo estão relacionadas algumas perguntas e respostas sobre o assunto:

O que é a gripe suína?

É uma doença respiratória, causada pelo vírus influenza Tipo A, chamado de H1N1.*

Como é transmitido o vírus?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contato com criações de porcos. Entretanto, alguns casos de transmissão direta entre seres humanos têm ocorrido.*

Quais são os sintomas da Gripe A (H1N1) em humanos?

Os sintomas da Gripe A (H1N1) em humanos são semelhantes aos sintomas de uma gripe comum e incluem febre, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga. Algumas pessoas têm relatado diarréia e vômitos.*

Que tipos de respiradores podem ser sugeridos para proteção de profissionais da saúde e indivíduos que possam estar expostos ao vírus quando em contato com pessoas com suspeita ou confirmação de gripe suína?

O CDC recomenda nos EUA, respiradores de classificação N95, certificados pelo NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health). O respirador N95 refere-se a uma classificação de filtro para aerossóis adotada nos EUA. Aqui no Brasil, o modelo equivalente ao respirador N95 é o respirador PFF2, uma vez que ambos apresentam eficiência de filtração equivalente. Entretanto, para que o respirador N95 ou PFF2 possa ser comercializado no Brasil em locais onde haja o risco de exposição aos agentes biológicos, estes devem possuir Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (NR-6), e também o Registro do Ministério da Saúde (Lei 6360/76 e RDC 185/2001 – ANVISA).

Qual a diferença entre respiradores e máscaras cirúrgicas?

Respiradores (EPI):

O respirador é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) que cobre a boca e o nariz. Proporciona uma vedação adequada sobre a face do usuário e possui filtro eficiente para retenção dos contaminantes presentes no ambiente de trabalho na forma de aerossóis.

O respirador, além de ter capacidade de reter gotículas, apresenta proteção contra aerossóis contendo agentes biológicos desde que apresentem aprovação mínima como PFF2. Alguns modelos possuem ainda características adicionais de máscaras cirúrgicas, pois são resistentes à projeção de fluidos corpóreos.

Máscaras Cirúrgicas:

A máscara cirúrgica é uma barreira de uso individual que cobre o nariz e a boca. É indicada para proteger o trabalhador de saúde de patologias de transmissão respiratória por gotículas a curta distância e pela projeção de sangue ou outros fluidos corpóreos que possam atingir suas vias respiratórias. Servem também para minimizar a contaminação do ambiente com secreções respiratórias geradas pelo próprio trabalhador de saúde ou pelo paciente em condição de transporte.

É importante destacar que a máscara cirúrgica:
• Não protege adequadamente o usuário em relação à patologias transmitidas por aerossóis, pois, independentemente de sua capacidade de filtração, a vedação no rosto é precária neste tipo de máscara;
• Não é considerado um Equipamento de Proteção Respiratória ou Equipamento de Proteção Individual e, portanto, não está sujeita a Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho (NR-6).

Respiradores podem protegê-lo de agentes biológicos como bactérias ou vírus?

O respirador é apenas um dos vários métodos de prevenção que podem ajudar a reduzir a exposição ao vírus que causa a doença.

O respirador é projetado para reduzir a exposição do usuário a partículas dispersas no ar, entretanto não há garantia de que o usuário não possa contrair agentes biológicos como vírus e bactérias, uma vez que existe a possibilidade de contaminação por outras vias que não a respiratória (ex: contato de secreções contaminadas com a mucosa ou corrente sanguínea).

Qual a importância da vedação em um respirador?

A vedação é muito importante. Se um respirador não sela adequadamente na face, contaminantes dispersos na forma de aerossóis podem penetrar através das falhas na zona de selagem da peça facial, e atingir a zona respiratória do usuário.

Deve-se seguir sempre as instruções de colocação e ajuste disponíveis nas embalagens dos produtos ou informadas pelo fabricante em documentos técnicos. É importante também avaliar adequadamente modelo e tamanho dos respiradores de acordo com o formato do rosto do usuário. Barba, bigodes longos e outras formas de pêlo facial podem interferir em uma boa selagem e causar vazamentos para dentro do respirador.

Fonte: 3M

Postagens mais visitadas deste blog

Camila Rodrigues Fotos

O Lutador - Video de luta muito engracado